Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Atividade: Gravando um Telejornal.


Como elaborar meu telejornal escolar
RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador e máquina digital, Pendrive
PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.

Organizando a produção:
· A equipe deve decidir o nome do telejornal
· A classe dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.

A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto dentro do tema específico da Guerra Fria ou FATOS que marcaram a DÉCADA DE 1960, para produzir uma matéria.


· O grupo pode escolher também, caso achem interessante, outros temas para serem apresentados no telejornal, para além do seu TEMA PRINCIPAL, como por exemplo:
·         agenda cultural  (shows, filmes em cartaz, peças teatrais, livros)
·         economia domestica (preços ao consumidor)
·         o transito na cidade, 
·         noticias do esporte
·         Alimentação saudável: dicas de receitas, saúde e bem estar
·         Prevenção de doenças
·         Previsão do tempo
·         Seu TEMA PRINCIPAL - Guerra Fria ou FATOS que marcaram a DÉCADA DE 1960

· Para organizar a produção, os grupos elaboram:
1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a sequência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista. (veja sugestão de Roteiro de Entrevista no final da atividade).
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia. (veja Roteiro para Elaborar uma Notícia no final da atividade).

Produzindo as matérias
· Os responsáveis pela produção do texto devem pesquisar o assunto  para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.
· Cada dupla produz as matérias no processador de texto (computador).
·Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.
Gravando...
· O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção (falar com potência na voz) .
· Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video com uma indicação de que o vídeo está finalizado (ex: Brasil - pronto).

Dicas para produção do telejornal na escola
· Decidir o nome do telejornal e emissora a partir de uma votação realizada pela classe.
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· O apresentador deve ter domínio da leitura e boa dicção.
· Cada assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa. No mínimo 2 min. e máximo 4 min.
· Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador. Se a equipe decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado.

Apresentação da produção
A equipe apresenta a sua parte do telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou vídeo DVD.
Roteiro para formular a notícia principal
1.            Mencionar o fato (O que aconteceu?)
2.            Onde aconteceu?
3.            Quando?
4.            Como?
5.            Quais os envolvidos?
6.            Qual o porquê do ocorrido?
DATA PARA ENTREGA E APRESENTAÇÃO ____/____/____ - Dia da semana: _____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário