Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2013

Industrialização do Brasil - texto


INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
            A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação, o cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
             Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café, passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.
           Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.
          Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
           Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
             Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.
           O Estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica entre outros.
            Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.
            Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônicas.  A partir de então o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um estado industrial e urbano, no qual ambos estão ligados diretamente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Atividades
1-      A década de 1930 foi um “divisor de águas”  para a economia nacional! Por quê?
2-      De acordo com o texto, vários foram os fatores que contribuíram para a industrialização no Brasil. Liste todos este fatores.
3-      Por que o sudeste foi a região de inicio da industrialização do país?
4-      Que importância teve os imigrantes no contexto da industrialização brasileira?
5-      De que maneira o poder publico incentivou a atividade industrial no país?
6-      Em que momento vimos a entrada das multinacionais no cenário industrial brasileiro?
7-      Qual a influencia da  II Guerra  para a economia nacional?  
8-      O que você entende por substituição de importação?
9-      Escreva sobre o inicio da atividade industrial em tua cidade (quando, quem, como, por que, etc.).

4 comentários:

  1. amei o texto.facilitou o meu trabalho em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2.porque o solo favorecia a plantação de café mais tarde ouvi á crise de 29 q prejudicou todos cafecultores com isso esses fazendeiros deixaram de investi só no café e começou a investi nas indústrias.

      Excluir
  2. Amei o texto, pois, irá me ajudar bastante em sala de aula

    ResponderExcluir