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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Atividade - Geografia em canção - GLOBALIZAÇÃO


Parabolicamará – Gilberto Gil


Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, dentro de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião, o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico, Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino apresentar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará.



“O fato de que a comunicação se tornou possível à escala do planeta, deixando saber instantaneamente o que se passa em qualquer lugar, permitiu que fosse cunhada a expressão aldeia global, quando, na verdade, ao contrário do que se dá nas aldeias, é freqüentemente mais fácil comunicar com quem está longe do que com o vizinho”.
SANTOS,Milton; Por uma outra globalização; Rio de Janeiro, Record, 2000.




Titãs – Disneylândia.
Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso no interior da Bolívia.
Zebras africanas e cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York.
Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
Armênios naturalizados no Chile procuram familiares na Etiópia,
Casas pré-fabricadas canadenses feitas com madeira colombiana, Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.

Literatura grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.
Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné.
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália.
Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtém visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.





1)   Através da analise das letras das músicas e da citação de Milton Santos, discuta com os alunos as questões abaixo. 

a)   O autor da primeira música (Parabolicamará) utiliza duas palavras atribuindo a elas sentidos diferentes, "Mundo" e "Terra". Qual o sentido pode ser dado a cada palavra?







b)   O que é uma aldeia? O que você entende por aldeia global? Ou então, qual a justificativa dada por Milton Santos para usar essa expressão?









c)   Como o autor da primeira canção ilustra a evolução dos meios de transporte e comunicação?





d)   Na letra da música “Disneylândia”, quais palavras você pode listar para representar a globalização?







e)   Em "Disneylândia” quais as palavras podem servir de exemplo para representar o sistema capitalista?




f)      O que é Globalização para você? Utilize o espaço abaixo para produzir um texto sobre o tema.








































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