Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atividade - urbanização e problemas urbanos

Fonte: Porf. Magnun Voges. Blog formulageo 


Horizontais

5.     COMERCIAIS—Muitas das grandes cidades possuem ruas ________, onde se encontra muitas lojas.
7.     URBANAS—As paisagens ______ são as mais alteradas pelo Homem.
9.     VEGETAÇÃO—Um agravante da ilha de calor é a falta de ____________.
10.   METRÔ—Transporte coletivo presentes em várias metrópoles.
12.   BANCO—Exemplo de instituição financeira.
13.   TURÍSTICAS—Muitas cidade do Brasil são _______ , pois recebem muitos visitantes.
15.   POTÁVEL—Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água _____
17.   ILHA DE CALOR—Fenômeno no qual a temperatura é maior no centro da cidade em relação ao seu redor.
18.   CASAS—Um forte elemento cultual comuns nas cidades são as _.
19.   FAVELAS—Conjunto de moradias aglomeradas, feitas precariamente de tijolos, madeira ou qualquer outro tipo de geralmente em terrenos sujeitos a enchentes ou desmoronamento.
20.   CONSTRUÇÕES. —Um dos fatores do aumento de temperatura em uma cidade e o grande número de __________.

Verticais

1.     CULTURAIS—Nas cidades predominam elementos _____.
2.     SECUNDÁRIO—Nas cidades é comum as atividades dos setores _______ e terciário.
3.     DIARRÉIA—Uma das doenças causadas pela poluição das águas.
4.     CORTIÇOS—Habitações ocupadas por várias famílias, que usam banheiros e tanques de lavar coletivos.
6.     SONORA—Um dos tipos de poluição ocasionada no trânsito.
8.     TERCIÁRIO—Setor da economia no qual está o professor e o comerciante.
11.   INDÚSTRIA—Quando se fala setor secundário se fala especialmente da _____
14.   COMÉRCIO—Atividade econômica que faz parte do setor terciário.
16.   TRATAMENTO—Em muitas cidades os esgotos não recebem qualquer ___.

domingo, 21 de abril de 2013

Sertão e a migração - geografia em canção!



O Sertão Nordestino; a fé e esperança do sertanejo; a falta de perspectiva ; a exploração do grande fazendeiro, a migração;  a desigualdade social, isso e muito mais dá para ser abordado com o auxílio desta linda canção: " A triste Partida" de Luis Gonzaga.
Aqui é possível trabalhar os conceitos de LUGAR , REGIÃO , PAISAGEM , MIGRAÇÃO.

Sempre que utilizar uma canção em suas aulas, disponibilize a LETRA para os alunos e faça com eles a análise da mesma.

- Depois de ouvir a música (uma ou duas vezes) e explanar sobre o assunto, como síntese da aula, solicite aos alunos que elaborem desenhos de 4 momentos vividos pela família de retirantes.  


Industrialização do Brasil - texto


INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL

Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29. Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.
Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
            A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até por que era praticamente o único produto brasileiro de exportação, o cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais.
             Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infra-estruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café, passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial.
           Diante do processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que empregava pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas.
          Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, dentre os principais: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos derivado do fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.
           Outro fator importante para a industrialização brasileira foi a utilização das ferrovias e dos portos, anteriormente usados para o transporte do café, que passaram a fazer parte do setor industrial. Além desse fator, outro motivo que favoreceu o crescimento industrial foi a abundante quantidade de mão-de-obra estrangeira, sobretudo de italianos, que antes trabalhavam na produção do café.
             Um dos fundamentais elementos para a industrialização brasileira foi a aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria, a contribuição dos estrangeiros nas fábricas, como alemães, italianos e espanhóis.
           O Estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica entre outros.
            Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, a Europa não tinha condições de exportar produtos industrializados, pois todo o continente se encontrava totalmente devastado pelo confronto armado, então o Brasil teve que incrementar o seu parque industrial e realizar a conhecida industrialização por substituição de importação.
            Nessa mesma década aconteceu a inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica, eletroeletrônicas.  A partir de então o Brasil ingressou efetivamente no processo de industrialização, deixando de ser um país essencialmente produtor primário para um estado industrial e urbano, no qual ambos estão ligados diretamente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Atividades
1-      A década de 1930 foi um “divisor de águas”  para a economia nacional! Por quê?
2-      De acordo com o texto, vários foram os fatores que contribuíram para a industrialização no Brasil. Liste todos este fatores.
3-      Por que o sudeste foi a região de inicio da industrialização do país?
4-      Que importância teve os imigrantes no contexto da industrialização brasileira?
5-      De que maneira o poder publico incentivou a atividade industrial no país?
6-      Em que momento vimos a entrada das multinacionais no cenário industrial brasileiro?
7-      Qual a influencia da  II Guerra  para a economia nacional?  
8-      O que você entende por substituição de importação?
9-      Escreva sobre o inicio da atividade industrial em tua cidade (quando, quem, como, por que, etc.).

H.Q. História da Am. Latina

 - E que tal em sua aula de Geografia da América você fazer uma revisão sobre a história desta região? 
A origem do subdesenvolvimento da Am. Latina só pode ser compreendido a partir de sua história de exploração. Então aqui segue uma história em quadrinhos que pode ser um excelente recurso.



FONTE: 
NOVAES, Carlos Eduardo. Capitalismo para Principiantes. in. RUA, João, etal. Para Ensinar Geografia. ACCESS, Rio de Janeiro, 2005.  



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Estude ...

Pesquise muito para se preparar bem para as aulas. Aqui o mais conhecido site de documentos produzidos colaborativamente. Entre nele, leia, pesquise, anote...

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Campo-Cidade: a interdependência - Atividade

A interdependência entre a Cidade e o Campo 
A partir do "esquema" acima é possível explicar ao aluno que a cidade e o campo dependem um do outro.
- A cidade é o centro da produção industrial, da difusão cultural, tecnológica e portadora de serviços únicos (Bancos, Hospitais, Universidades, etc....).
- O campo é o que abastece o meio urbano com gêneros alimentícios e matérias primas. No campo também  são gerados riquezas (capitais) que serão investidos na cidade. A mecanização do campo e a atração exercida pelo meio urbano fazem com que exista o chamado êxodo rural.

*** Depois de expor o assunto, você pode utilizar este "esquema" para propor a produção de texto ao final das aulas.

domingo, 14 de abril de 2013

Converter vídeo do youtube - rápido e fácil











Imagens de Satélite e mapas

Alguém sabe que cidade é essa???

Uma possibilidade para enriquecer a tua aula e ganhar a atenção dos alunos é a utilização de Imagens de Satélite. É muito fácil: no google - mapas você encontra a tua cidade e pode ampliar ou diminuir a escala. Para utiliza-la na TVmultimídia você aperta a tecla Prtsc do teclado, um pouco acima do Delete. Depois entra no Paint e cola a imagem ou se quiser o mapa. dai é só selecionar e deletar  a margem superior e inferior para retirar as barras do windows. Depois é só salvar na tua pasta de imagens com o FORMATO JPEG caso queria utilizar a imagem na TV da escola.
Faça o teste

Opá, tá aparecendo outra cidade aqui...

E esta cidade qual é mesmo o nome dela????


Credo... até mapa da cidade dá pra gente apresentar ao aluno ou imprimir para ele

Vai lá,
tente você também

Problemas Urbanos

É muito importante nas aulas de Geografia a utilização de imagens. Muito alunos não irão lembrar se você simplesmente falar sobre o assunto. Mas se você mostrar e fazer a "leitura" da paisagem, deixa-los descrever o que estão vendo e explicar o por que ela se apresenta desta maneira, etc. ai  sim o processo de ensino aprendizagem vai acontecer..  



Incentivação - cidade

- SE MINHA CIDADE FOSSE.... ELA SERIA ...
CASTROGIOVANNI, Antonio C. etal. Geografia, Praticas Pedagógicas para o Ensino Médio vol.2. Artmed, Porto Alegre, 2001.

Um ótimo livro, com sugestões de práticas em sala.

No exemplo acima você pode solicitar em forma de dinâmica em circulo onde escolhendo um aluno ele tenha que definir a sua Cidade em uma Cor e o por que; outro aluno, uma Cheiro e o por que, e assim por diante.
Ou em forma de atividade mesmo como está no livro.
Bom trabalho

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Atividades: América Central



Assinale V (verdadeiro) ou F (falso).
(   ) O relevo da América Central é constituído predominantemente por planaltos de baixa altitude, ocorrendo montanhas mais elevadas na costa do Pacífico.
(   ) Por estar localizada ao norte da linha do Equador, a América Central apresenta clima temperado, com temperaturas elevadas no verão e inverno rigoroso.
(   ) A hidrografia da América Central se caracteriza por apresentar rios de grande extensão.
(   ) Na América Central a vegetação é caracterizada pelo predomínio de florestas tropicais e savanas.
(   ) A América Central insular é constituída por inúmeras ilhas reunidas em três grupos: Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas.
(   ) A elevada qualidade de vida e as pequenas desigualdades sociais caracterizam o desenvolvimento dos países da América Central.

Atividades - urbanização brasileira


1) De que maneira as duas grandes guerras mundiais impulsionaram a economia brasileira e de que forma isso contribuiu para o processo de urbanização do Brasil?

2) João Pedro acorda quase todos os dias às 4h30 da manhã para se aprontar para o trabalho. Às 5h já está no ponto de ônibus para ir ao serviço. João mora em Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo, e trabalha em Interlagos, bairro da zona Sul da capital paulistana. Sempre que se levanta, reclama da conurbação
Defina os termos destacados no texto.

3)Por que as regiões do Brasil consideradas mais ricas apresentam as maiores concentrações de favelas?

4) A urbanização brasileira ocorreu de forma intensa. Nos anos 40 do século XX, mais de 70% da população brasileira era rural e, nos anos 60, a população urbana ultrapassou a rural. Qual foi o principal fator que incentivou essa urbanização acelerada?

5) Relacione corretamente as cidades da coluna B às expressões da coluna A, referentes à hierarquia urbana.
Coluna A
( 1 ) Cidade Global
( 2 ) Metrópole regional
( 3 ) Centro regional
( 4 ) Centro sub-regional
Coluna B
(   ) Florianópolis
(   ) Caxias do Sul
(   ) São Paulo
(   ) Manaus

Brasil urbano - incentivação

- Olha sé esse vídeo. Bem curtinho mas muito interessante sobre a urbanização. Pode servir como incentivação e discussão inicial em  suas aulas. Que tal converte-lo no site onlinevideoconverter. Não sabe como? Abra o link do Tutorial sobre como baixar videos do youtube.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Textos didáticos - Portal São Francisco

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

link: Geografia
Muito rico em textos didáticos e imagens sobre todos os conteúdos básicos de Geografia.

Ao elaborar seu plano de aula não deixe de consultar este site!

Os 10 melhores sites e blogs de Geografia do Brasil

http://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-geografia-do-brasil/


Os 10 melhores sites e blogs de Geografia do Brasil

Globalização - mapa conceitual

http://www.mindomo.com/pt/view.htm?m=98df3aaf6744428b98f0ab7011f337f3

www.mindomo.com  - neste site você se cadastra na opção FREE e pode elaborar alguns mapas conceituais para apresentação ou impressão.

Atividades - continente americano


       1 . Assinale com X a letra da alternativa correta. 
I- É uma região que ocupa apenas 2% do território do continente americano:
a) América do Norte
b) América Central
c) América do Sul

II – Os países andinos estão localizados na América:
a)   do Norte
b)   Central
c)   do Sul
    
III – Como são chamadas também chamadas as ilhas caribenhas:
a) América Central Ístmica
b) Antilhas
c) Havaí

IV – A palavra Insular significa:
a) terra estreita
b) terra montanhosa
c) terra cercada por água (ilha)


        
2. Complete 
PIRATAS – ATLANTICO – CONTINENTAL – INSULAR – ILHAS – VULCANICA – TERRAS – PACIFICO- NATURAIS – CENTRAL

a) A América Central é formada por uma parte ___________________ e por um conjunto de inúmeras _________ .

b) Um arco no Oceano ______________ forma as ilhas da América Central ____________. Muitas delas são de origem ______________ .

c) Istmo é a estreita faixa de ________________ na América _____________ que separa o oceano Atlântico do oceano ___________________ .

d) Além de suas belezas ________________ estas ilhas eram constantemente visitadas por navegadores conhecidos como _______________ .

3. Complete a cruzada. (0,6)







C

 1










A



 2








R





 3






I





 4






B






 5





E








1.      Ilha famosa por causa do reggae:
2.      Ilha que foi abalada por um grande terremoto em 2009:
3.      As belas praias caribenhas são atrativos para os:
4.      No final do século XVII havia no caribe os ladrões do mar que eram conhecidos como:
5.      É uma ilha das Pequenas Antilhas:
6.      A maioria dos países caribenhos falam a língua:


4. Quais são os 6 países andinos e por que eles são assim chamados?

  
5.  Marque V ou F. 
(    ) A Cordilheira dos Andes são um conjunto de montanhas muito antigas onde não ocorrem mais os            terremotos.
(    ) Todos os países andinos possuem saída para o mar.
(    ) Alguns países andinos são território de narcotraficantes que exportam drogas para o Brasil.
(    ) Os vulcões ativos são muito freqüentes nos países andinos.
(    ) Os países andinos destacam-se pela grande produção de minerais.
(    ) Alguns países andinos conservam as tradições culturais do Império Inca.
(    ) O pico Everest é o lugar mais alto da América, e localiza-se nos Andes.
(    ) A altitude da cordilheira pode chegar a mais de 6 mil metros acima do nível do mar.
(    ) O petróleo e gás natural são encontrados em todos os países andinos.
(    ) Todos os países andinos fazem fronteira com o Brasil.     

6. Relacione as colunas: 
A – Uruguai              
B -  Paraguai             
C – Argentina            
(     ) País com atividade industrial pouco desenvolvida e apresenta os piores indicadores sociais da região.
(     ) Possui um grande rebanho bovino e destaca-se por apresentar ótimos indicadores sociais.
(     ) Possui varias industrias e pratica-se uma agropecuária bastante desenvolvida.
       
 7. Complete o quadro com as informações que estão faltando. 
PAÍSES
CAPITAIS
BRASIL
BRASILIA
ARGENTINA


LA PAZ
URUGUAI


CARACAS

LIMA
PARAGUAI


SANTIAGO

QUITO

BOGOTÁ